O QUE É CARBOIDRATO E ONDE ESSES CARBOIDRATOS PODEM SER ENCONTRADOS.

Carboidratos, glicídios, glícidos, glucídios, glúcides ou hidratos de carbono, são compostos de função mista do tipo poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona e outros compostos que, por hidrólise, dão poliálcoois-aldeídos e/ou poliálcoois-cetonas. (Wikipédia).



Entendeu? Calma! Vamos lá. Vamos conhecer um pouquinho do tal Carboidrato. Não precisaremos saber esses nomes estranhos!

O que é interessante saber.
  • O que preciso saber sobre carboidrato?
  • Onde encontro?
  • Preciso evitá-lo?

O que são carboidratos

Os carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio.
Glicídios, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que eles podem receber.

imagens de alimentos que contem carboidratos
tipos de alimentos carboidratos

Os carboidratos são um dos três macronutrientes que o organismo necessita, sendo os outros dois a proteína e a gordura.

O carboidrato é um macronutriente contido nos alimentos. É ele que fornece energia ao organismo. São as principais fontes de energia dos sistemas vivos uma vez que a liberam energia durante o processo de oxidação.

São utilizados para as funções vitais do organismo como: respiração, circulação, síntese proteica, renovação celular e trabalho físico .

Quais os alimentos contem carboidratos

Dentro deste grupo energético estão os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc), os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc) e os açúcares (mel, frutose, etc).

alimentos ricos em carbo
alimentos que possuem carboidratos que engordam

Esses carboidratos têm como principal missão transformar a glicose em energia para o corpo.

Eles também podem ser transformados em gorduras, que serão usadas como energia posteriormente.

Carboidratos podem ser apresentados em três formas: açúcar, amido e fibra.

Alimentos com carboidratos simples


Os carboidratos simples são aqueles produzidos à base de um ou dois tipos de açúcares.

São os alimentos com carboidrato de rápida absorção.

Este tipo de carboidrato possui estrutura química simples, logo, assim que você os ingere, seu corpo os processa rapidamente e faz tudo virar energia. Isso significa que esse tipo de alimento se transforma em açúcar, é absorvido rapidamente e, por causa disso, vai deixar você com fome mais cedo.

Alimentos com carboidratos complexos

Já os carboidratos complexos são formados por estruturas químicas mais elaboradas, combinando pelo menos três tipos de açúcares.

Exatamente por isso são digeridos mais lentamente pelo nosso corpo, impactando bem menos os níveis de açúcar na corrente sanguínea e nos dando uma sensação de saciedade que dura mais tempo.

Além disso, esses carboidratos deixam seu corpo com a sensação de energia em alta e são encontrados em alimentos integrais, cereais, vegetais e grãos.



A diferença entre uma dieta saudável e uma ruim se dá justamente pela escolha desses carboidratos.

DIETA LOW CARB É IGUAL A ALIMENTAÇÃO SEM CARBOIDRATO?

cardapio dieta low carb para emagrecer



Muita gente acredita que low carb é zerar carboidratos da alimentação. Isso é um erro, já que o carboidrato é um macronutriente de extrema importância para o nosso organismo.

O segredo aqui é controlar o tipo e a quantidade deste macronutriente na sua alimentação, nada mais que isso.

DICAS: DIETA LOW CARB


Há dois motivos principais para aderir a uma dieta low carb.


  • controle de diabetes: os carboidratos, especialmente os de alto índice glicêmico, podem desestabilizar os níveis de glicose e insulina no organismo;
  • combate à obesidade: regular o consumo de carboidratos ajuda no emagrecimento.

Entenda essa máxima: NÃO EXISTE NENHUM ALIMENTO LOW CARB!
Simplesmente não existe. Low Carb (LC) é uma estratégia nutricional, não uma classe de alimentos.

Não existe NENHUM alimento que você tenha que excluir da alimentação por estar em Low Carb.
Você apenas só terá que fazer certas escolhas com relação a quantidade e o tipo de carboidrato a ser consumido.

SENDO ASSIM...
Evite BASEAR sua alimentação em grãos, pães, massas e bolos. Opte por vegetais (principalmente legumes e verduras), oleaginosas, azeite de oliva, frutas (com certas restrições para cada caso) e gordura natural dos alimentos (carne de animais e ovos).

DIMINUA...
O teor de carboidratos da dieta. Estamos falando dos carboidratos encontrados geralmente em farinhas e doces. Inclua alimentos como legumes, verduras, carnes e oleaginosas.
Lembre-se: todo o processo leva tempo.

dieta low carb menu

O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ADOTA O MODELO DIETA LOW CARB

Durante e após este período, seu organismo passa a ter sua principal fonte de energia proveniente de gorduras, sendo estas provenientes da sua alimentação e ou a gordura corporal (é aqui que você começa a queimar aquelas gordurinhas).

A fome é consideravelmente reduzida, bem como o volume que se come.
A glicemia baixa e se estabiliza, uma vez que não há mais picos e rebotes causados pelo alto consumo de carboidratos. O emagrecimento acontece naturalmente.

dieta low carb é saudavel


EU PRATICO ATIVIDADE FÍSICA E NÃO CONSIGO EMAGRECER!

Se um alimento é principalmente composto de carboidratos (estamos falando aqui de doces, pães, biscoitos, cereais, barras, grãos, e açúcares modificados e isolados) não importa o quão integral ele seja, não importa quantos “12 grãos” ele tenha, ainda que “lentamente” ele vai provocar a liberação do hormônio INSULINA.


A insulina é um hormônio anabólico produzido pelo pâncreas, responsável por bloquear completamente o uso da gordura corporal na geração de energia ou seja, se você consome alguns destes alimentos antes dos seus exercícios físicos, você poderá gastar muita coisa lá na academia, MENOS gordura!

Nesta situação, até que a insulina finalmente baixe e termine de levar esse carboidrato todo para dentro da célula a fim de ser usado como fonte de energia, aquela gordurinha acumulada no seu corpo ficará preservada. É por isso que muitos reclamam que é difícil queimar gordura.

Se você também come carboidratos de 4, 5 vezes ao dia e se exercita de 2 a 3 vezes na SEMANA, essa “fonte de energia” excedente toda será estocada, em forma de GORDURA! E é assim que você engorda! Mesmo comendo “poucas calorias”!

Você não ficará gordo simplesmente por comer muitas calorias e menos ainda por comer muita gordura, você ficará gordo por ativar insulina o dia todo (pelo consumo constante de carboidratos).

Você ingeriu fontes de energia sem as utilizar! Seu corpo não vai descartar essa energia excedente, ele vai guardar em forma de gordura. Simples assim!

Precisa “cortar carboidratos”? NÃO! Mas diminuí-los para reverter o problema: com certeza!

Entenda de uma vez que calorias importam menos do que você imagina, e que o conteúdo e a qualidade do alimento importam muito mais!

Postagens mais visitadas

CARDÁPIO